Boa noite senhores, já que o sono não vem, vou aproveitar e mandar o relato de nossa ultima empreitada. ::hãã2:: 

12/07- O amigo Jonas "mochileiros.com" me envia um e-mail falando de um projeto, o qual seria a subida da Pedra da Mina, essa já feita recentemente por ele + Morro do Tartarugão "17º maior montanha do Brasil", visto da Pedra da Mina e se possível o Cabeça de Touro, 19a. Jonas colheu algumas inf. sobre como seria da P.Mina p/ os picos citados.
Tudo acertado partimos pra Passa Quatro.

Nos encontramos em casa Sexta as 20:30 e partimos direto p Passa Quatro, fazendo apenas uma rápida parada para jantar, tendo em vista que todos estavam famintos pois estava vindo direto de seus serviços, a previsão ajudava, não iriamos encarar chuva, mais uma frente fria que vinha nos obrigou a reforçar nossas cargueiras com mais roupa.. ::Cold:: 
Conseguimos chegar até a fazenda Serra Fina a estrada estava em "médias" condições e o "carro de shopping" chegou tranquilo.
Iniciamos a trilha via Paiolinho já era 2am Sabado, HeadLamp na cabeça e pilhas reservas na mochila, fomos com GPS e o trackLog até a Pedra da Mina, não correndo o risco de nos perdermos no meio do caminho, visto que a navegação seria pior a noite.

A trilha para a Pedra da Mina é a todo momento bem demarcada, porém existem algumas bifurcações no meio do caminho que podem atrapalhar na navegação, irei em breve disponibilizar o trackLog da mesma para que outros possam utilizar.

Caminhamos...
Caminhamos...
Subimos...
Descemos...
e parecia que não chegava nunca.
Pegamos o nascer do sol, na pirambeira que antecede a Pedra da Mina, um espetáculo que a natureza nos proporcionou. O engraçado era que estavamos tão exaltos por ter feito a trilha seguido do trabalho e sem dormir, q a cada parada alguns integrantes do grupo simplesmente dormiam...pior, roncavam...kkkkk ::lol4:: isso em paradas de 5min.

Imagem

Imagem
Nascer do Sol

Imagem

Imagem
Pirambeira Antes Pedra da Mina, Essa parece que não acaba nunk.. ::dãã2:: 

Imagem
Pedra da Mina

Uma dica bacana para quem nunca foi, e quer um pouco de orientação.
Para os que não sabem isso é um Totem, pedras empilhadas, elas mostram o caminho que se deve seguir, sendo esse o mais fácil e que possui trilhas. Siga-os que não terás problema para alcançar o cume da P.Mina

Imagem
Totem

Os mesmos nos guiaram até metade do caminho do M. tartarugão.

Imagem

Alcançamos o cume Pedra da Mina as 11am.

Uma das vistas mais show que ja vi, um fato interessante, se observarmos o Lado MG esta repleto de neblina e o lado SP limpíssimo.

Imagem
Lado MG=Neblina

Imagem
Lado SP=Limpo, rs

da a impressão de que o que esta segurando a Neblina é a "Serra Fina" ::lol3:: 
Posso estar falando bobagem, mais foi essa a impressão que tive, deve ser o efeito de caminhar tanto e sem dormir.. ::lol4:: 

Armamos acampamento, tomamos um belo café da manhã reforçado, preparamos as mochilas de ataque e partimos rumo ao próximo pico "Morro Tartarugão".

Imagem
Morro Tartarugão, visto Pedra da Mina

A primeira impressão que tive qnd olhei para o Tartarugão foi:
-vai ser moleza, esta perto e agora estamos sem Cargueira, sem peso, apenas com 600ml de água algumas barras de cereal e o anorak, acho q alcançamos o cume em no máximo 1h e descemos em 30min.

Doce Ilusão ::carai:: 

Iniciamos a descida, e que descida, o pior era que quanto mais descíamos , parecia que mais distante ficava nosso destino.seguimos até um rio que serve de abastecimento para quem esta fazendo a travessia completa Serra Fina, vindo do Capim Amarelo, colhemos água e começamos a seguir rumo ao Tartarugão, Chegamos até a Cachoeira Vermelha e a partir dessa já não tem trilha mais, 
A que continua é sentido Capim Amarelo, que seria a continuação da travessia completa Serra Fina.
Precisávamos desviar um tanto para a esquerda sentido morro tartarugão.
Tentamos ir o possível pelas pedras e alguns trechos tivemos que abrir mato no peito, Capim Elefante, muito convidativo para se abrir no peito ::sos:: 

Imagem
Tartarugão visto da Cachoeira vermelha "Após descer a Pedra da mina, parece que ele ficou mais longe... ::lol4:: 

Continuamos, rumo ao Pico, hora abrindo mato no peito e se cortando todo com o capim hora caminhando pelas pedras.
O tempo estava acabando já beirava as 14:00 de Sábado, todos exaustos mais ninguém queria desistir, faltando 200m "segundo GPS" para o cume, um dos integrantes informou que iria voltar, pois estava com uma dor forte no joelho, no mesmo instante o outro apoiou a ideia, alegando estar exausto, na mesma hora eu também aderi a desistir desse pico, estavamos meio que perdidos no meio daquele Capim todo, conseguíamos ver a Pedra da Mina tranquilo e tinhamos o trackLog que estava sendo registrado no GPS, mais eu não queria correr o risco de continuar a trilha e voltar para Pedra da Mina já no escuro, estávamos com Head Lamp, mais também estavamos exaustos e o pior de tudo, não tinha Trilha, isso desanimava D+
Como o Jonas tinha em mente fazer esse pico a meses, resolveu atacar o cume enquanto eu voltava com o resto do pessoal.

Sozinho ele caminharia muito mais rápido e alcançaria o cume em menor tempo.

Enquanto voltávamos conseguíamos ver o seu progresso, rumo ao Cume Tartarugão.
Voltamos nos orientando pela Pedra da Mina, nos perdemos em alguns trechos no meio de todo aquele "Capinzal" mais logo retomamos o rumo certo, sempre nos orientando pelas Pedra a qual teriamos passado e alguns Totens perdidos no meio do vale.

Vimos o Jonas alcançando o cume do Morro Tartarugão de longe, ouvimos claramente qnd ele gritou com mt alegria:

CUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ::hahaha:: 

Mesmo assim, pra nós ainda não tinha acabado, tinhamos que subir novamente a Pedra da Mina.
Owww durezaaaaaa :mrgreen: 

Pedra da Mina Cume2x Via Paiolinho e Vindo do Capim Amarelo, sem dormir, no mesmo dia, era de doer...kkkk ::carai::

Imagem
Pedra da MIna, vindo do capim Amarelo ::ahhhh:: 

Chegamos de volta ao Acampamento localizado no Cume Pedra da Mina as 15:50, cansado D+ apenas me joguei pra dentro da barraca, preparei um lanche com Atum e Salame em um delicioso, mais todo amassado pão sirio e na sequencia dormi.rs

Fui acordado pelo Jonas, já estava anoitecendo, se não me engano beirava as 18:00, O parabenizei por ter alcançado o cume do Tartarugão e voltei a dormir. ::hãã2:: 


Acordamos por volta das 21:00, preparamos um rango quentinho e umas sopas para esquentar um pouco o frio e voltamos rapidamente para o conforto de nossos sacos de dormir.

Combinamos de abortar o cabeça de Touro no Domingo, pois haviamos chegado tarde no Sabado e acordar as 2amDomingo pra encarar outra empreitada dessa depois o retorno pra Fazenda via Paiolinho, não seria fácil e o grande problema seria q iriamos trabalhar ainda na segunda cedo, corríamos o risco de não chegar a tempo de pegar no batente... rs
todos de acordo, combinamos em o 1º a acordar, acorde os outros.

Ventava muito, acordei algumas vezes durante a noite com o vento quase jogando nossas barracas pedra a baixo...rs ::ahhhh:: 
"tá não é pra tanto" rs
Mais o som do vento batendo nas montanhas é D+, quem nunca ouviu, nunca teve essa experiencia não sabe o que esta perdendo, tive a msm oportunidade em Itatiaia qnd fomos fazer Agulhas Negras e Prateleiras.

Acordamos por volta das 8:00 Domingo, o vento ainda castigava bastante o que nos obrigou a desmontar acampamento com um pouco de cuidado,..

Imagem
Assinando o Livro Cume

Imagem

Imagem
Jonas Lefosse Palmeira, André Parussulo, Klaus e Filipe Salese

Tudo certo iniciamos a descida, após alguns minutos pedra abaixo o vento melhorou muito e agora foi a vez do Sol nos castigar... ::lol4:: 
Descamamos > Anorak > Fleece > Segunda Pele, e partimos,...

Imagem
Desceeeee

Imagem

acabei esquecendo, logo no inicia da trilha, existem alguns "Portões de arame farpado, Abra e FECHE, isso evita que animais entrem na trilha e criação "gado" não passe por ela tb.

Imagem

Imagem
Parada no mirante para apreciar a Serra.

Imagem

No mais é isso amigo, para quem pretende fazer esses picos, uma dica que dou é, vá com GPS, TrackLog ou Guia, cuidado sempre.

Pedra da Mina não é uma montanha fácil, sofremos muito durante a subida, é desgastante, exaustivo, parece que não chega nunca, quanto mais pesada a mochila pior, mais nunca deixem de levarem seus equipos, la em cima faz muito frio e venta D+, estejam preparados. ::Cold:: 

Mais fotos:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 024&type=3





EnjoyIt :D



Filipe Salese

Categories:

Leave a Reply