Ola amigos, como já temos um grande numero de relatos aqui referente ao acesso da Pedra do Quatinga, irei simplificar essa parte. Esse relato é mais especifico pro pessoal das Escaladas que deseja Escalar a Pedra do Quatinga, portanto estarei usando alguns termos mais técnicos. ::sos:: 

A Pedra do Quatinga é acessada pelo Distrito de Paranapiacaba, estrada de terra batida, aproximadamente 10km, entrando na mata a trilha é aberta, fecha em pequenos trechos mais abre em seguida, existe 1 bifurcação a direita é rumo ao cume, a esquerda creio eu que seja para a Base da Pedra "Escalada Artificial", mais não tenho certeza. Como a nossa intenção dessa vez era a Escalada da Pedra, fomos de Jipe, o que nos ajudou mt no caminho com as Cargueiras Pesadas.
Fomos até onde é possível de 4x4 e seguimos o restante na pernada, alcançamos o Cume cedo e demos inicio a descida de Rapel.
Existe uma trilha para se chegar a base da pedra onde inicia-se a escalada, mais como conhecemos apenas a trilha convencional para o Cume, resolvemos tocar pra cima, descer de Rapel e iniciar a escalada.

Toda proteção é feita com "P", porém a via possue a grampeação muito antiga e as proteções estão em péssimo estado de conservação, muitos "P" enferrujados outros arrancados, quebrados e trincados, proteções em Móvel para garantir é muito bem vinda. ::carai:: 

Logo no inicio, existe 2P onde é possível fazer a ancoragem inicial para tomar a descida, mais como o estado dos mesmo é simplesmente assustador, fizemos uma segunda ancoragem em móvel, utilizando Stopper e Camalot em uma rocha logo acima da 1º Parada.
Utilizamos 1 corda Estática de 100m + 1 corda Dinâmica de 60m

Com a corda de 100m conseguimos alcançar a Base, porém parando e fazendo ancoragem nas 3 paradas totais da Via, reforçando a segurança.

Concluída a descida, começamos a subir em Artificial, 2 Estribos ajudam e muito, existem 6 "P" com distância de um pouco + de 1,5 Metro, porém o 1º encontra-se a quase 3m, como tínhamos a corda de 100m esticada desde o cume ao nosso lado, alcançamos o 1"p" Jumariando "Ascensor", caso não tenha improvise com a Artificial A0 "Escada de Ombro". ::lol4:: 
Após o 6º "P", inicia-se a escalada, porém a graduação da via é alta, creio que algo em torno de 7b pra cima, como estavamos com o tempo apertado, subimos até a 2º parada no Ascensor pela corda de 100m. Daí em diante fomos na Escalada, Ali já fica muito mais simples, um 4º com um pequeno lance em 5º que pode ser desviado com uma pequena travessia.

Imagem
Rumo ao Cume

Imagem
Esse valente cachorro nos acompanhou até o Cume e voltou, deu uma vontade de trazer o bichinho pra casa, muito valente, agente esgotado pelo peso das Cargueiras e o bonitão ia correndo, latindo e na frente, parecia um Guia... ::lol4:: 

Imagem
Próximo ao Cume

Imagem
Dessa vez o tempo não ajudou mt e não foi possível a vista do litoral

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem
2º PArada Dupla. Repare no estado dos "P" ::ahhhh:: 

Imagem

Imagem

Imagem
Subindo em Artificial

Imagem
FIm do Dia

Não pensamos que iria demorar tanto assim para completarmos a Via, quando alcançamos novamente o Cume, já passava-se das 6PM, o Sol se foi e a Lua mostrou seu brilho, sorte ter levado minha HeadLamp, eramos em 5 e apenas eu estava de lanterna os outros improvisarão com o Flash do celular + 1 Lanterninha do Canivete. Situação lastimável ::lol4:: 
Então fica aqui mais um conselho: Mesmo que sai de dia e pense em voltar antes do anoitecer, não custa nada deixar uma Lanterna/HeadLamp dentro da mochila, não pesa quase nada e pode salvar sua vida.

A trilha é simplesmente fantástica, e o visual la de cima é fascinante, se der a sorte de pegar o tempo bom, é possível ver o Litoral. Paranapiacaba tem uma história fantástica sobre a ferrovia, todos devem conhecer, caso ainda não a conheça leia sobre, vale a pena antes da visita, e quando a fizer, olhara o Distrito de Paranapiacaba com outros olhos. :D 

No mais é isso pessoal.

Abraços e boas Trips... ::otemo::


Filipe Salese

Categories:

Leave a Reply