Legal, vou mandar um relato desse Trekking na Serra do Lopo, Sábado 31/03/2012

Imagem
Na foto acima, os Picos e paradas com vistas mais interessantes da Serra Lopo.

Sai de São Paulo em direção a Bragança Pta, onde tinha um compromisso na Sexta-Feira a noite, como já estava pela região resolvi fazer na manha do dia seguinte o Trekking na Serra do Lopo. A ideia inicial era atacar a Pedra do Cume e fazer um Rapel na mesma, cerca de 40m. mais meu amigo que viria de São Paulo no Sabado de manha com os equipos acabou por não vir por problemas pessoais e não pode participar.
Passei em Vargem para pegar um amigo e seguimos para Extrema.

O caminho é simples para quem sai de São Paulo, Fernão Dias direto até vargem, existem 2 pedágios de R$1,40 até Extrema, chegando na cidade basta seguir as placas indicando Pista de Voo, o acesso é por uma estrada de asfalto que conforme a subida passa a ser de paralelepípedo e após isso terra, qualquer veículo sobe tranquilamente a mesma, apenas tome muito cuidado pois "a estrada" é muito estreita e por ela sobe/desce, alguns trechos não passa nem espremendo 2 carros, mantenha atenção sempre e uma velocidade baixa. ::mmm: 

No topo, passamos pelas pistas de voo, são 2, 1 de cada lado.
Imagem
Pista de Voo asa-Delta


Seguimos e chegamos nas Torres da Embratel, existe um Estacionamento, onde é possível deixar o veículo, porém evite deixar pertences á vista dentro do mesmo, o local é vazio. 

Ai começa a caminhada, logo chegarás em um portão a trilha começa a esquerda do mesmo,

Imagem
Portão - Trilha a esquerda

É tranquila, estava um pouco úmida pois havia chovido a noite passada, mais tranquilo, após uma caminhada chegamos na Pedra das Cabras, dessa já é possível visualizar o Pico do Cume o visual é muito show, paramos para tirar umas fotos e seguimos.

Imagem
Vista da Pedra das Cabras a Direita/Fundo Pico Cume

Antes de chegar no Pico das Flores, existe 2 clareiras onde é possível acampar, uma opção para quem não pretende ficar na laje do Pico Flores, pois lá em cima é aberto e Deve ventar muito a noite e um belo Sol de dia.


Imagem
Clareiras antes Pico Flores

Alguns metros após a Clareira e estamos no Pico das Flores. Paramos para fazer umas fotos, pois o visual desse pico é mt show..

Imagem
Vista do Pico das Flores e Pedra do Cume a Direita.

Partimos em direção ao Pico do Cume, nosso objetivo final, a trilha inicia-se na direção do mesmo pelo lado direito da pedra, detalhe que existe 2 trilhas, saindo pelo lado direito do Pico das Flores pega-se a trilha da esquerda, essa é a correta para o Pico Cume, não se preocupe, caso erre, a trilha começa a se fechar após alguns metros, volte e pegue a certa.

No caminho pasamos por essa pedra, que sirva de direção para quem mesmo sabendo das dicas acima insista na trilha errada. ::carai:: 

Imagem
Pedra que segue para o Pico Cume, infelizmente vandalizada ::vapapu:: 

Chegando no Pico do Cume, logo na sua base existe uma fissura como se fosse uma gruta, mais é apenas uma fissura sem graça, não entramos por achar perigoso, muito úmida e aparentava ser bem escorregadia .


Imagem
Fissura Base Pico-Cume


Então começa uma Escalaminhada, tranquila, não necessita de cordas, porém ira roubar alguns minutos de quem não esta habituado. :D 

Imagem
Escalaminhada-Leve

Enfim o Cume.

Paramos para apreciar a bela vista, onde pode-se ver a cidade de Joanópolis/SP, Vargem/SP, Bragança/SP e Extrema/MG, alguns vilarejos e ao fundo a Cachoeira dos Pretos situada em Joanópolis/SP
Fizemos um lanche rápido e retornamos, o tempo parecia querer fechar e não queríamos pegar chuva na volta. 

Imagem
Visão do Pico Cume

Como o trecho é tranquilo, resolvemos fazer um SpeedCross e aumentar a velocidade, rs
Fizemos em 8min. do Pico Cume até o Pico das Flores e mais 39min até as Torres da Embratel.

Apenas tome cuidado pois tem um trecho onde tem um pequeno barranco a sua Direita "volta" onde cair ali não deve ser muito bom, apesar que a trilha é aberta e passa tranquilamente, mais não custa nada tomar cuidado.
Vi uns lixos jogados na trilha, como garrafas 2L e alguns pacotes de bolacha, como sempre levo sacolinhas-plasticas para trilha, recolhi o lixo na volta, muito chato encontrar isso em trilhas, que nos leva a locais incríveis. Faça a sua parte, todos colaborando não pesa pra ninguém. 
E leve sempre o seu lixo. ::carai:: 

Apenas para os Alpinistas/Rapeleiros e Escaladores de plantão, que tenham curso e prática na área, o restante não chegue nem perto sem proteção adequada e conhecimento, uma queda ali é fatal, são 40m. ::toma:: 
É possível Rapelar na Pedra das Flores, 25m porém não encontrei as chapeletes/ "P", mais um amigo falou que existe, no Pico do Cume existem 3 "P" logo na quina e + 1 "P" loga acima da quina, tornando a prática mais segura, em nenhum dos picos existe grampo para Escalar, apenas Rapel e a volta é por trilha. Sei que na Pedra do Guaraíuva existe grampos para escalar, mais ainda não fui até a mesma.

De resto, é um trekking mt show que aconselho todos a fazer, é possível iniciar a trilha logo na base da Serra, porém vão preparados pois é uma subida e tanto, algo de 3h a 4h até as torres, vai depender muito do preparo, como estava sem tempo, fizemos a menor.
Das torres até o Pico do Cume, em com um bom ritmo, é possível fazer em 1hr, mais nada de correria, estamos ali para apreciar a paisagem que é mt bonita. Não esqueça suas Câmeras. ::otemo:: 
É possivel seguir até o Pico do Guaraiúva pela trilha e descer para JOanópolis, transformando essa trilha em uma travessia, é possível que faremos essa travessia em 12-13/05, quem quiser fazer parte é bem vindo, como não a fiz ainda, não falarei sobre.

Levem lanches rápidos e água.

Mais fotos:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 024&type=3

Aproveitar e mandar um vídeozinho do trekking. ::hahaha:: 



Vlw Pessoal, e boas Trips... ::otemo::


Filipe Salese

Categories:

Leave a Reply