Haviamos combinado pelo Facebook Grupos - Trilhas de SP, fazer um trekking até o Cume Pedra Grande, combinamos de nos encontrar no Frango Assado em Atibaia as 9hr, nosso amigo Bigai acabou atrasando por motivos pessoais e o encontro oficial foi as 10:30, ::vapapu::
Partimo em direção ao Condominio que da inicio a Trilha para a Pedra Grande, chegando na portaria basta informar que ira fazer a trilha que o acesso é liberado, paramos o carro logo embaixo de uma belíssima arvore com uma sombra espetacular, onde pensamos q aquele sol iria durar até o anoitecer, Doce Ilusão. ::dãã2::

Conheci os mochileiros JOnas, Bigai e Daniel, Michel já conhecia, fizemos a Travessia Ponta da Joatinga juntos.

Nos preparamos e logo no começo da trilha fui informado que fariamos o ataque pela trilha da Saibrera pelas grutas, ::hãã2::ninguém havia feito, apenas lido rumores que existia, e algumas dicas, a Trilha da Saibrera inicia-se logo a direita na trilha Principal que da acesso a Pedra Grande, começa bem fechado com mato até o peito, mais logo melhora, lembrando que essa trilha é uma escalaminhada, o qual indico estar preparado com corda-cadeirinha e alguns mosquetões, alguns conseguem fazer o trecho sem equipo, mais não é aconselhado. Segurança sempre.

Após uma caminhada tranquila iniciase a ascensão as grutas, rs

1º Acesso as Grutas

Logo após a entrada é feito o primeiro trecho mais técnico, onde dos 5, 2 conseguiram subir e fazer ancoragem, assim podendo puxar o restante.

Puxando o povo

Imagem

Seguimos passando por pequenas fissuras, onde é preciso tirar a mochila para então entrar nos "buracos", logo saimos e vimos o sol brilhar novamente, essa enorme pedra que fica segura por esses minusculos gravetos indica que o caminho esta correto. ::lol4::

Entramos novamente na Gruta pela lateral direita dessa pedra

Em alguns trecho é muito escuro, é aconselhável levar lanterna para melhor visualização.

Imagem
Caminho escuro e por pequenas fissuras-Leve Lanterna

Outra dica que dou para quem pretende aventurar-se pelas grutas é seguir as marcações nas pedras, pequenas setas em verde, mostram o caminho correto a se seguir.

Setas Verdes indicando caminho. Atenção

Enfim acaba nossa aventura pelas grutas da trilha da Saibera e o restante da subida é pela trilha convencional.

Saida das grutas.

A Subida é das boas, leve sempre água.

Up-Up-UP

1º Vista após o inicio da trilha normal

Subimos, subimos e subimos até encontrar um super hiper mega cahoeira onde reabastecemos nossos cantis.

Leve sempre comprimidos para matar bactérias da agua.

Imagem

Continuamos e logo chegamos em nosso destino, ainda não era o Pico Pedra Grande, paramos antes pois esse era o local onde faríamos Rapel.

Lembrando que fizemos o Rapel com equipo próprio pois temos conhecimento em técnicas verticais, não arrisque-se se quer em chegar perto da beira, nem que seja para ver os grampo, uma queda ali é fatal, são 35m. ::toma::
Para os interessador em fazer Rapel, procure por Empresas de Turismo que prestem esse serviço com toda a segurança possível , ou quem tenha curso e tempo na área, é um local show D+ descida 100% positiva visão mt loka..
Aproveitando o gancho, gostaria de agradecer ao nosso amigo Jonas "O Alpinista" que levou o tempo todo os equipo que por sinal, não é nada leve e a todo momento fez a segurança do Grupo na hora da descida. ::otemo::

Imagem
Preparação. Jonas "O Alpinista"

a vista de quem rapela no local

Após quase todos terem descido, o que avistamos logo na frente?
CHuva... e das boas...

Imagem
Chuva se aproximando ao fundo.

Preparamos rapidinho a recolha do equipo e começamos a descida, fez um frio e ventou mt la em cima, não haviamos levado proteção e passamos por um belo perrengue. ::putz::

A descida, em baixo de mta aguá.

Finalmente depois de levar mta agua na cabeça finalizamos e estavamos de volta a nossos veiculos, que nos sirva de lição e para todos os mochileiros, independente do sol que esteja, leve sempre uma capa de chuva, o tempo pode mudar e levar agua na cabeça descendo qqr que seja a trilha nao é nada agradavel.
Não voltamos pela grutas pelo imprevisto da chuva, fizemos a trilha convencional.

Mais fotos:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 024&type=3

E um vídeo para complementar o Relato.

Fica a dica de um ótimo trekking na Pedra Grande - Atibaia.