A empresa Ibis, lançou uma bicicleta “All Mountain” que tem o quadro projetado para ser compatível com rodas aro 26 ou 27.5. Mas são necessários alguns ajustes….
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Escrevemos semana passada um artigo sobre a moda da conversão dos quadros 26 para 27,5, de forma indiscriminada, que não é aconselhável e pode ser perigosa. Leia aqui o artigo. A Ibis lançou esse quadro que é PROJETADO para a mudança, o que muda bastante a situação.
A Ibis fez o teste convertendo a sua bike Mojo HD 140, feita para aro 26, colocando aros 27,5. Logicamente a bicicleta ficou com o Bottom Bracket muito alto, o que diminui a estabilidade da bicicleta e a roda traseira ficava muito próxima do seat tube quando a suspensão era totalmente comprimida.
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A empresa então resolveu lançar esse quadro, que tem uma geometria no “meio do caminho”, entre um quadro 26 e um 27,5 e você só precisa mudar a suspensão dianteira e regular a suspensão traseira, e comprar um par extra de rodas para fazer a mudança.
Para usar a bike com aro 26, você utilizará um garfo de 160mm ou 180mm (dependendo do uso) e regular a suspensão traseira para 160mm de curso.
Na hora da conversão para o aro 27,5, o garfo utilizado na bike precisa ter um curso reduzido, com 130mm ou 140mm. E precisara regular a suspensão traseira para trabalhar com 130mm. Se quiser que a suspensão funcione com até 150mm é preciso que se altere o chamado “Limbo Chips” (essa peça que tá escrito 650b fwd), coloque uma suspensão de 160mm, com um limitador de 10mm… Se não a roda bate no seat tube.
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Com essas alterações, a bike sobre uma mudança de BB de apenas 0,4 polegadas. Que é bem reduzida em relação a 1,5 polegada, no caso de você simplesmente colocar rodas 27,5 em um quadro 26 qualquer.
Ou seja… se você tiver afim de comprar um quadro… Dois garfos, duas suspensões, dois “Limbo Chips”, dois pares de roda e ficar brincando de mudar as rodas da sua bike… Essa é a bicicleta perfeita para você…
Mas independente da parte da conversão… Todos os testes realizados na bike, mostraram que em ambas as configurações, a bike é extremamente leve, rígida e ágil!
A bike é compatível com o novo SRAM XX1.
Vídeo da bike

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